Webnode

Cargos de um Capítulo

 

Mestre Conselheiro: Ocupa a mesma posição de um presidente em qualquer outra organização, sendo o responsável pelo Capítulo. É obrigação do MC traçar um programa de atividades sociais: pelo menos uma para angariar fundos, um projeto de serviço cívico e atenção especial aos dias obrigatórios. É também obrigação do MC tomar conta dos rituais na ocasião das reuniões. As condições materiais de zelo e de controle ficará também a cargo do MC. Uma das funções do MC é representar o Capítulo tanto dentro como fora da Ordem DeMolay. Também deve dirigir os trabalhos do Capítulo e decidir sobre os assuntos, sendo a palavra final dele, após ouvir todas as sugestões. Somente ele deve nomear DeMolays para fazerem sindicâncias de cada candidato.


1º Conselheiro: O 1C de um Capítulo deve estar preparado e pronto sempre para assumir os deveres e responsabilidades de MC. Deve aliviar o trabalho do Mestre Conselheiro, acompanhar e estar por dentro de todos os assuntos do Capítulo.

2º Conselheiro: O 2C tem dever de treinar os novos iniciados em coisas básicas da ritualística e sobre a Ordem DeMolay. Esta função é de grande importância, pois seus ensinamentos são necessários para um iniciático participar de uma reunião.

Tesoureiro Deve cuidar da contabilidade do Capítulo, apresentando todo final de mês um relatório sobre os gastos e saldo atual. É o responsável pelo recebimento de taxas e pagamentos de contas do Capítulo. Deve fazer a manutenção do livro-caixa e o arquivamento de todos os recibos.

Escrivão (ou Secretário): Deve recolher todas as correspondências do Capítulo, apresentar e ler cartas ou ofícios em reunião, respondê-los e enviá-los imediatamente quando solicitado. Deve cuidar do livro Ata, fazer o preenchimento de formulários do Capítulo. Também é responsável pelo envio dos formulários do Capítulo e pelo recebimento e apresentação das fichas de candidatos. Também controla os endereços dos DeMolays, bem como os dados referentes a eles. Nunca deve deixar acumular os seus deveres.

Orador: Deve corrigir erros ritualísticos individuais ou coletivos do Capítulo e passar sempre uma mensagem ao final de cada reunião. Deve apresentar sugestões que visam facilitar os trabalhos do Capítulo e ter conhecimento profundo da Constituição, Estatuto e Regimento Interno. Deve Orientar o MC e o Capítulo sobre as possíveis irregularidades. Ler (com todos de pé) e arquivar todos os atos e decretos provenientes do Supremo Conselho, bem como a verificação da aplicação dos mesmos.

Diáconos: Arrumam a Sala Capitular antes e depois das reuniões. Cuidam, retiram e guardam todos os materiais necessários para a arrumação da sala (exceção dos rituais). A manutenção dos materiais também é sua função. Verificação e solicitação ao MC e ao Tesoureiro para a compra de velas e incensos para o Capítulo.

Mordomos: Cuidar da distribuição, manutenção e de guardar as capas e jóias dos Oficiais. Manutenção da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devolução dos livros. Cuidar do controle de empréstimos de gravatas ou qualquer roupa ou paramentos DeMolays.

Hospitaleiro: Fazer ao final do mês um relatório dos fundos da hospitalaria. Apresentar sugestões para onde deve ser feitas as doações do Capítulo. Avisar a todos sobre as reuniões extraordinárias ou qualquer outro tipo de aviso, desde que solicitado diretamente pelo MC.

Organista: Manutenção do som e da iluminação do Capítulo. Escolhe músicas para as reuniões e melhora o ambiente. Deve sempre desenvolver o repertório do Capítulo, colocando e acertando as músicas às situações.

Capelão: Procurar saber sobre DeMolays com problemas de doenças ou qualquer outro problema. Dedicar a Cerimônia das 9 Horas a uma entidade ou alguém necessitado.

Porta-Estandarte: Carrega o Estandarte e apresenta-o em outros Capítulos ou em reuniões especiais. A manutenção do estandarte também é sua função.

Sentinela: Verificar os paramentos dos DeMolay, não permitindo a entrada dos que não estiverem paramentados. Providenciar para os convidados, atrasados ou não, lugares para se sentar.

Mestre de Cerimônias: Deve organizar a fila dos Oficiais. Procurar da melhor forma possível substitutos para os oficiais que estiverem vagos. Verificação dos DeMolay visitantes que nunca se reuniram com membros do Capítulo e que tenha provado ser DeMolay. Recolher os nomes de todas as autoridades presentes DeMolay ou não e apresentar na chamada à sala. Verificar tudo e conferir se falta alguma coisa na Sala Capitular após os Diáconos arrumarem a mesma (começo e final das reuniões).

Preceptores: Substituem os oficiais do Capítulo em caso de falta. Servem como adjunto em determinadas ocasiões. Explicam o significado de cada vela na sessão de iniciação, que corresponde às sete virtudes filiais que um DeMolay carrega consigo.